quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Henê, o que é? Faz mal? Alisa? Tinge?

Olá pessoal!
Criei esse blog com o intuito de escrever periodicamente nele e depois que eu o criei nunca mais escrevi. Vou começar a torná- lo ativo e escrever com frequência, não terei dias específicos para postar. Mas sempre que puder estarei por aqui.
Quando o criei estava estudando e em época de TCC, quem fez ou quem faz algum curso ou faculdade sabe como é. Então eu não tinha tempo pra me dedicar, e acabei deixando- o pra lá, agora tenho como me dedicar e postar, então aqui vamos nós.
Ok, dadas as circunstâncias decidi que vou usar Henê. Sim, Henê.
Pra quem não sabe Henê é uma química que alisa e tinge o cabelo progressivamente, o Henê pode ser comprado em gel ou em pó para ser misturado com um creme branco.
Meu cabelo ao natural é ondulado e fino do tipo 1c com 2a (para quem não sabe, depois da uma pesquisada no google "tabela de tipos de cabelo" para verificar) e tem volume. O volume me incomoda, e quero tirá-lo. Fora que minha franja é completamente estranha e com volume, então passo uma chapinha nela para amenizar a situação e deixo o resto do cabelo ao natural. Porém venho percebendo que mesmo cuidado do cabelo, seguindo cronograma capilar (falarei sobre isso em outro post) minha franja está quebrando muito pelo uso da chapinha, a ponto de sair pedaços dos fios quando puxo. Preciso parar de usar chapinha. Porém não quero fazer progressiva, pois além de caro é prejudicial a saúde dos cabelos.
O Henê não é tão prejudicial já que não é um alisamento imediato, ele alisa conforme você vai aplicando.
O Henê também tinge os cabelos, geralmente de preto, porém existem outros tipos de Henê como castanho, vermelho e o incolor que não vai alterar a cor dos seus cabelos, que foi pelo o que eu optei. Outra coisa sobre o Henê é VOCÊ NÃO PODE USAR OUTRAS QUÍMICAS QUANDO TEM HENÊ NO CABELO. (Assim em caps ligado para prestarem atenção) Pois ele é incompatível com quase todas as químicas, sendo tinturas com amônia, Alisamento, relaxamento, descoloração e entre outras. Hoje existem progressivas que são compatíveis com Henê, também tem botox e uma tinta que é compatível que é a natucor da embelleze. Mas fora isso, nada de outras químicas se não quiser ter uma queda de cabelo e um corte químico.
O Henê tem uma má fama por ser um produto barato, pois dependendo do Henê, você compra a 3 reais, e tudo que é barato no mundo capitalista que vivemos é tido como "porcaria" "não presta" e etc, e essa é uma das razões do preconceito com Henê.
Outra coisa é pessoas que utilizaram errado e tiveram algum problema. Como eu disse anteriormente o Henê é incompatível com a maioria das químicas por aí, muitas pessoas ignoram isso e tentam fazer outro tratamento com química no cabelo por cima do Henê. Aí não tem como eu te defender, miga. Tá escrito na embalagem que ele é incompatível e mesmo assim a pessoa teima e faz, ela está assumindo o risco mas mesmo assim ainda sai falando mal do Henê. Ou então usa um Henê que não é indicado para o tipo de cabelo dela, por exemplo, uma pessoa com cabelo fino relativamente fácil de alisar usa um Henê Extra Forte no cabelo. Lógico que o cabelo vai quebrar, pois não é apropriado para aquele tipo de cabelo. Existem Henês suaves, médios, fortes e extra fortes e cada um é indicado para um tipo de cabelo. A pessoa usa o errado achando que vai alisar o cabelo mais rápido e coloca a culpa no produto. Outro motivo do preconceito é que surgiu um boato que o Henê continha chumbo. O HENÊ NÃO TEM CHUMBO. O boato surgiu pois a matéria prima da qual era extraída o Henê era uma planta, e essa planta é marinha. E parece que na época fizeram um estudo sobre a contaminação nas águas e determinaram que continha contaminação em certo lugar, e por coincidência lá crescia a tal planta utilizada para fazer o Henê. Mas nunca foi provado que continha chumbo no Henê, pelo contrário, há estudos de várias universidades comprovando que Henê não contém chumbo.
Outro boato era que Henê dava câncer devido o seu agente alisante o Pirogalol ou ácido pirogálico. Porém esse componente no pH 3,5 não tem potencial cancerígeno, e esse é o pH em que ele se encontra no Henê. também há estudos sobre isso provando que no henê com esse pH ele não causa mal algum.
Quando você vai á cabeleireira (o) e fala que quer usar Henê muitos deles vão te falar que Henê faz mal para o cabelo, que o cabelo vai estourar, que o cabelo vai quebrar, que vai cair, que vai explodir e etc. E é obvio, o Henê você compra por R$ 3,00, R$ 5,00, R$ 10,00, aplica você mesma (o) na sua casa e tem um efeito ótimo. A progressiva você tem que ir até um salão no qual o cabeleireiro vai te cobrar R$ 150,00, R$ 300,00 ou mais. Você acha que ele vai te indicar um produto no qual ele não terá lucro nenhum e perder o lucro dele de uma progressiva que não é barata? Claro que não.
E diferentemente do formol, muito usado nos alisamentos e principalmente na progressiva, o Henê tem registro na ANVISA, ele é permitido para a venda sem nenhum risco a saúde. Lembrando que ele é vendido no Brasil há mais de 40 anos.
O Henê não é um bicho de sete cabeças, é o método mais seguro de alisamento permanente. Basta saber utilizar corretamente.
Você já viu alguém falando que uma pessoa morreu usando Henê? Eu nunca. E uma progressiva? Já ouviu alguém falando que alguém morreu fazendo progressiva? ou adquiriu algum problema por causa de progressiva? Por que eu já. Meu objetivo não é criticar a escova progressiva, ou quem faz a mesma. Pelo contrário, acho que cada um sabe o que faz, porém é sempre bom alertar e mostrar outros caminhos.
Caso você se interesse pelo assunto, dá uma pesquisada, aprender é sempre bom. Existem também alguns vídeos no youtube de usuários de Henê explicando como funciona. Um canal que esclarece bem as dúvidas é o da Marina Komati, deem uma olhada depois.

É isso pessoas, amanhã provavelmente terá post novo pois quero mostrar a 1º aplicação do Henê e o resultado antes e depois. ok? Então ta bem, beijos e até a próxima.

3 comentários:

  1. E você usou? eu quero usar mas quero saber como foi com outras pessoas...

    ResponderExcluir
  2. Eu uso a 8 anos, e depois do hene, não consigo pensar em usar outra coisa, meu cabelo é minha paixão

    ResponderExcluir
  3. Os cabeleireiros nao se conformam com o hene! rsss

    ResponderExcluir